Sobre a Revista

A Revista Panoramas da Educação é publicada quadrimestralmente (meses de abril, agosto e dezembro), composta por artigos científicos originais e inéditos, resenhas de livros, notas de pesquisa e entrevistas. A Revista Panoramas da Educação aceita contribuições de caráter interdisciplinar que articulam os temas educação, sociedade, espaço e ambiente, assim como de áreas afins que mantenham o diálogo com o escopo da revista.

A Revista PANEDU – Panoramas da Educação: saberes e práticas interdisciplinares é um periódico científico de acesso livre, de caráter interdisciplinar, comprometido com a difusão de pesquisas de excelência que dialogam com os temas educação, sociedade, espaço e ambiente. Publicada semestralmente, nos meses de julho e dezembro, a PANEDU consolida-se como um espaço plural e rigoroso, voltado à circulação de conhecimentos que ultrapassam fronteiras disciplinares e geográficas.

Nosso compromisso editorial reside na promoção de debates acadêmicos qualificados, no estímulo à produção de saberes críticos e na valorização da ciência como instrumento de transformação social. A revista busca, portanto, fomentar reflexões que interliguem as ciências humanas, as ciências da terra e as ciências sociais, incentivando abordagens que promovam conexões metodológicas, epistemológicas e teóricas.

A PANEDU recebe submissões nas seguintes modalidades:

  • Artigos originais, que apresentem resultados de pesquisas empíricas, teóricas, experimentais ou conceituais, inéditas e de alta relevância acadêmica (mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços);

  • Dossiês, voltados à divulgação de achados preliminares, metodologias inovadoras ou reflexões parciais de pesquisas em andamento (até 5.000 palavras e três ilustrações);

  • Resenhas críticas, que analisem obras publicadas nos últimos três anos, contribuindo para a atualização e o aprofundamento dos debates acadêmicos (10 mil caracteres com espaços).

  • Espaço Aberto, sendo textos de caráter opinativo, reflexivo ou que fomentem debates sobre temas atuais e relevantes, poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Esses textos devem ter entre 30 mil e 50 mil caracteres com espaços, observando os mesmos requisitos formais exigidos para os artigos.

Nosso processo de avaliação é pautado na revisão cega por pares (double blind peer review), assegurando critérios de rigor, imparcialidade e excelência científica. Todos os manuscritos são submetidos, previamente, a ferramentas de detecção de plágio, em consonância com as melhores práticas editoriais internacionais, alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

A PANEDU adota política de acesso livre, permitindo que todo o conteúdo esteja disponível de forma gratuita e imediata, reafirmando nosso compromisso com a democratização do conhecimento científico. Também, na sua fase de implantação, não há nenhuma cobrança de taxas de submissão, avaliação ou publicação, reforçando uma atuação editorial ética, inclusiva e socialmente responsável.

Os autores mantêm os direitos autorais de suas publicações, sendo licenciadas sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), permitindo amplo compartilhamento, desde que garantida a devida atribuição aos autores e à revista.

Nosso público-alvo é composto por pesquisadoras e pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação, profissionais e demais interessados nos diálogos interdisciplinares que envolvem os campos da educação, geografia, meio ambiente, desenvolvimento social, urbano e territorial.

A PANEDU nasce e se consolida como um projeto editorial acadêmico fundamentado na ética, no rigor científico e na crença inegociável de que o conhecimento deve ser livre, acessível e socialmente comprometido. Convidamos a comunidade científica a somar-se a esse propósito, submetendo seus trabalhos e contribuindo para o fortalecimento da ciência aberta, crítica e transformadora.

Seja bem-vindo(a) à Revista PANEDU — onde o conhecimento é construído, compartilhado e, sobretudo, colocado a serviço da sociedade.

___________________________________________________________________________________

Condições para submissão.

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Ao final do texto, o(s) autor(es) deve (m) registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico, ORCID e o endereço completo para correspondência. Os mesmos dados serão removidos antes do texto seguir em avaliação.
  • Todos os artigos devem conter: título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.
  • Como um dos critérios de submissão dos artigos é assegurar que não haja quebra de anonimato. Quebra de anonimato está relacionada à identificação de autoria, e pode ser reconhecida mais comumente por: autocitação e apontamento de obra dos autores referenciada de forma completa na bibliografia; ou indicação de nome do projeto de pesquisa, grupo de pesquisa ou título da dissertação/tese a que o artigo se refere. Substitua os nomes com o uso da palavra Autor em citações (Autor, Ano de publicação), nas referências com o uso apenas de Autor, Ano de publicação; e em notas de rodapé somente (Autor, Ano de publicação); ao invés de informar os nomes de autores, título do artigo, etc. As referências serão novamente inseridas no processo de revisão para publicação, no caso dos manuscritos aceitos. Exemplo: Autor, 1983.

Artigos.

Os artigos têm no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol). Autores e coautores informados poderão ser contatados pela edição da revista para verificação de suas colaborações.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem incorretamente não serão consideradas para exame e publicação. Observa-se que as bibliotecárias das universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto das normas. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas normas.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

Todos os artigos devem conter, ao final, título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol; que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.

Ao final do texto o autor deve também registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico, ORCID e o endereço completo para correspondência. Os mesmos dados serão removidos antes do texto seguir em avaliação.

Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. em formato png, jpg e jpeg devem ser apresentados em escala de cinza ou preto e branco com folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Resenhas.

Nesta seção serão publicadas resenhas de livros da área da educação e demais áreas de interesse correlato. É desejável ainda que a resenha contenha um teor crítico/valorativo sobre a obra. As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.

Fazer uma nova submissão para a seção Resenhas.

Dossiê.

Conjunto de artigos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de uma temática singular, sendo submetidos a partir de Chamada Pública via Edital e com Normas específicas.

Fazer uma nova submissão para a seção Dossiê.

Espaço Aberto.

Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos e discussões e polêmicas relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Neste caso, os textos devem ter entre 30 e 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos.

Fazer uma nova submissão para a seção Espaço Aberto.